Uma interrupção cibernética global está causando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). Vários países estão enfrentando dificuldades técnicas que impactaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços. Embora o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, não tenha sido diretamente afetado, a Companhia Aérea Azul enfrenta atrasos em seus voos. Ainda não há informações sobre a quantidade exata de voos impactados.
Em comunicado, a Azul informou que, devido a intermitências no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A empresa recomenda que os clientes com voos programados para hoje e que ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto com antecedência e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia.
Não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ataque hacker. A falha foi atribuída à CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética cujo software é amplamente utilizado por diversas indústrias ao redor do mundo para proteger contra invasões e violações externas. Uma atualização de software emitida pela CrowdStrike estaria na raiz do problema, causando travamentos em máquinas que utilizam o sistema operacional Microsoft Windows.
Em declaração, a Microsoft afirmou que está tomando medidas para resolver a situação.
Que doidera ne!!!