Você está visualizando atualmente Semana de trabalho de 4 dias: 15 empresas brasileiras aderem a teste global

Semana de trabalho de 4 dias: 15 empresas brasileiras aderem a teste global

Quinze empresas brasileiras participarão de um novo experimento de jornada semanal de quatro dias. Essa iniciativa, que teve início na Nova Zelândia em 2019 e será realizada no Brasil de setembro a dezembro deste ano, resulta de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, especializada em testes globais de redução da carga horária, e a brasileira Reconnect Happiness at Work.

As empresas se inscreveram para o experimento em agosto e, a partir do próximo mês, serão preparadas para implementar o modelo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

No dia 5 de setembro, ocorrerão as primeiras reuniões, onde serão apresentados os conceitos e passos essenciais para a adesão ao projeto. Nos três meses seguintes, haverá um período de adaptação, durante o qual os processos de trabalho serão redesenhados.

“É crucial que tudo seja feito com muito cuidado, pois nosso objetivo não é apenas reduzir a carga de trabalho, mas também propor um novo modelo de negócios que inclua resultados”, afirmou Renata Rivetti, fundadora da Reconnect.

O início efetivo da nova jornada de trabalho está previsto para dezembro, após o período de adaptação, e durará até seis meses, totalizando nove meses de duração para o projeto.

Ao término do experimento, serão avaliados indicadores como nível de estresse dos trabalhadores, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e taxa de turnover (rotatividade).

A responsabilidade pelos estudos prévios ao início do experimento coube à universidade americana Boston College, que também realizará análises após três meses de implementação e ao final do projeto. Além disso, essa instituição elaborou a metodologia da iniciativa.

Segundo Gabriela Brasil, diretora do “4-Day Week Global”, o desafio vai além das leis trabalhistas locais: “A cultura do presenteísmo é muito forte por aqui, tanto por parte das empresas quanto dos funcionários”.

Segundo ela, o sucesso da iniciativa depende de uma comunicação abrangente e da adesão completa das lideranças: “Tudo isso garantirá maior confiança por parte dos trabalhadores, que se sentirão seguros dentro do novo modelo”.

Além disso, foi estabelecida uma parceria entre a 4 Day Week e a empresa de coworking WeWork, permitindo que as empresas participantes tenham acesso ao Workpass. Esse benefício oferece entrada nos mais de 30 prédios da WeWork no país e em mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo durante os primeiros meses do teste.

De acordo com uma pesquisa realizada pela WeWork em conjunto com a Page Outsourcing, 73% dos brasileiros acreditam que uma semana de trabalho de 4 dias aumentaria sua produtividade, pois reduziria o estresse e aumentaria a lealdade à empresa, o que, consequentemente, diminuiria as faltas.

Conheça as empresas que participarão do experimento:

– Editora MOL
– Smart Duo
– T4S – Thanks for Sharing Comunicação

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comments
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários