Você está visualizando atualmente Profissões Solidárias: a contribuição mútua entre psicologia e outras áreas

Profissões Solidárias: a contribuição mútua entre psicologia e outras áreas

Por Dra. Brunna Soares

Como a Psicologia e outras Profissões podem contribuir entre si?

Acredito que a maioria das profissões não deve ser solitária, mas sim solidária, somando-se em um contexto multidisciplinar. Não se trata de uma profissão invadir o espaço da outra, mas sim de ressaltar a importância de cada uma delas e respeitar seus limites. Diversos profissionais podem colaborar em prol de um bem comum, esclarecendo para a sociedade o papel de cada profissão e sua relevância.

Com base nessa premissa, idealizei o Projeto Boas Conversas, cujo objetivo principal é convidar profissionais de diversas áreas para se complementarem e agregarem valor ao disponibilizarem conhecimentos importantes para a sociedade. O programa será comandado por mim, Brunna Soares (psicóloga e administradora), e, em algumas edições, contarei com mediadores para facilitar as discussões. A cada episódio, profissionais de diferentes especialidades serão convidados para promover trocas significativas sobre temas relevantes para o bem-estar coletivo.

A ideia do Projeto é torná-lo acessível e disponível ao público em geral, sem qualquer tipo de restrição socioeconômica. Alguns exemplos de profissionais que serão convidados incluem médicos de diversas especialidades, psicanalistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, advogados, arquitetos, engenheiros, consultores, economistas, gestores, CEOs, entre outros.

Mas o que esses diversos profissionais têm a ver com a Psicologia?

Praticamente tudo! A Psicologia, segundo o dicionário, é a “ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com o ambiente físico e social”. Portanto, preciso dizer mais alguma coisa?

Nós, psicólogos, trabalhamos com pessoas, e estas precisam de uma gama de relações e suportes para que a vida aconteça. Como o foco aqui é discutir a Psicologia em sua relação com a sociedade, é fundamental olhar o ser humano de forma holística, ou seja, sob uma ótica ampla.

O indivíduo ideal precisa buscar autoconhecimento, um processo contínuo que envolve compreender como sua mente e seu corpo funcionam e reagem ao mundo, além de suas relações interpessoais. Depois disso, é essencial entender o que é necessário para manter-se nutrido e saudável, permitindo-lhe uma dinâmica equilibrada para enfrentar os desafios da vida.

Além disso, as dinâmicas sociais e econômicas não podem ser negligenciadas ou deixadas exclusivamente a cargo do governo. O indivíduo não precisa ser um especialista em tudo, mas deve, no mínimo, ter interesse e conhecimento básico sobre diversos aspectos da vida. Nesse contexto, a economia e a política, mesmo que não sejam o foco principal, devem estar sob uma visão periférica atenta, pois influenciam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida.

Assim, o Projeto Boas Conversas visa promover uma abordagem interdisciplinar, unindo diferentes áreas do conhecimento para oferecer uma compreensão mais ampla das necessidades humanas e contribuir para uma sociedade mais informada e equilibrada.

Brunna Soares é psicóloga especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduanda em Avaliação Psicológica e MBA em Gestão de Pessoas / Administradora de Empresas.

Saiba mais no Instagram @psibrunna e no site psibrunna.com.br

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comments
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários