A gente cresceu ouvindo nossos pais nos dizendo para “estudar, fazer uma graduação, arrumar um emprego, trabalhar bastante e, na velhice, se aposentar”. Não é um mau conselho, inclusive funcionou bastante durante muitos anos, mas atualmente pode não ser a melhor opção ficar refém do governo.
Você conhece o chanceler alemão Otto von Bismarck, criador da aposentadoria no ano de 1889? Naquele tempo, o governo alemão garantiu o pagamento de uma pensão a todos os trabalhadores do comércio, indústria e agricultura que tinham mais de 70 anos. A expectativa de vida dos alemães no final do século XIX era bem menor que a idade base da aposentadoria; pouquíssimas pessoas alcançaram o benefício e, quando alcançaram, usavam-no por pouco tempo. Então, com isso, o governo conseguiu pagar os juros adequadamente.
Nos dias atuais, a situação é totalmente diferente dos tempos de Otto von Bismarck. Basta analisarmos dois fatores:
O brasileiro tem uma expectativa de vida de 76 anos e isso tende a aumentar; as pessoas estão vivendo bem mais, e isso é ótimo. Já a taxa de natalidade tem seguido o caminho inverso da expectativa de vida. Na década de 90, os casais tinham, em média, 3 filhos; atualmente, essa média caiu para 2 e provavelmente continuará avançando. No futuro não tão distante, teremos mais pessoas recebendo benefícios do que pessoas contribuindo e produzindo. A pergunta que eu te faço é a seguinte: “Quem irá pagar o benefício para esse monte de pessoas?”
Se você respondeu “o Governo” logo de cara, lamento informar, mas é melhor já ir pensando em um plano B. Confiar em dinheiro vindo das mãos do governo não é uma boa ideia. Vivemos em tempos de crise financeira, gastos desenfreados, futuro incerto e talvez um estouro de uma bolha imobiliária, semelhante ao que aconteceu com a maior economia do mundo há alguns anos.
Se você quer ter mais domínio sobre suas finanças e não ficar refém dos governantes, o conselho que eu te dou é assumir o controle da situação. Estude educação financeira e construa um patrimônio que garanta uma vida mais tranquila.
Douglas Washington
Administrador Público, Especialista em Finanças Pessoais, Excelência Operacional e Metodologia Lean. CEO da DW Consultoria, Diretor da Acieg Jovem e Conselheiro Consultivo de Empresas.