Você está visualizando atualmente Confira a carta que Leonardo da Vinci escreveu em 1480 para se candidatar a um emprego:

Confira a carta que Leonardo da Vinci escreveu em 1480 para se candidatar a um emprego:

 

Carta de Leonardo da Vinci ao Duque de Milão, Ludovico Sforza

Ilustríssimo Senhor,

Tendo agora suficientemente visto e considerado as obras de todos aqueles que se dizem mestres de instrumentos de guerra, e tendo reconhecido que a invenção e operação dos ditos instrumentos não diferem em nada das práticas comuns, procurarei, sem pretender prejudicar ninguém, explicar a Vossa Excelência os meus segredos, e oferecer-me ao seu inteiro dispor para realizar, com efeito, todas aquelas coisas que, em parte, aqui serão brevemente expostas.

1. Tenho planos de pontes muito leves e fortes, adaptadas para serem facilmente transportadas, e com as quais se pode, com muita facilidade, perseguir e, por vezes, fugir do inimigo; outras mais robustas que resistem ao fogo e ao ataque, e são fáceis e convenientes de colocar e retirar. Também conheço métodos de queimar e destruir as pontes do inimigo.

2. Em caso de cerco, conheço meios de retirar a água dos fossos e de construir infinitas pontes, escadas e outros instrumentos necessários a tais empresas.

3. Se, pela altura dos muros ou pela força do local e de sua posição, não for possível, em tempo de bombardeio, empregar os meus métodos, tenho modos de destruir qualquer rochedo ou outra fortaleza, se não for cimentada, podendo criar passagens por baixo de fossos e rios.

4. Tenho tipos de canhões muito cômodos e fáceis de transportar, com os quais se lançam pequenas pedras quase como uma tempestade, e com o fumo de que causam grande terror ao inimigo, provocando grandes danos e confusão.

5. Também, conheço meios de chegar a um determinado ponto e, por caminhos secretos e tortuosos, passar sob rios e fazer cavar passagens sem ruído algum, ainda que devesse ser feito sob um rio.

6. Também, farei carruagens cobertas, seguras e indestrutíveis, que, entrando no meio do inimigo com sua artilharia, não há corpo de homens tão grande que não rompessem. E por trás destes, os infantes poderão seguir-se em segurança e sem oposição.

7. Em caso de necessidade, farei canhões, morteiros e artilharias de formas bonitas e úteis, diferentes do comum uso.

8. Onde o uso do canhão falhar, porei em ação catapultas, manganelas, trabucos e outros instrumentos de eficácia extraordinária e de uso pouco comum; e, em suma, segundo as diversas circunstâncias, farei diferentes e inumeráveis meios de ataque e defesa.

9. No caso de combate naval, tenho muitos tipos de máquinas mais eficientes e fortes, tanto para ataque quanto para defesa, e navios que resistem ao fogo de toda a artilharia; pólvora ou vapor.

No tempo de paz, acredito que posso dar tanta satisfação quanto qualquer outro em arquitetura e construção de edifícios públicos e privados, e em conduzir a água de um lugar para outro.

Também, posso executar esculturas em mármore, bronze ou argila, e na pintura, posso fazer tudo o que for possível fazer, como qualquer outro, seja quem for.

Além disso, poderia encarregar-me da execução do cavalo de bronze, que será uma glória imortal e honra eterna da feliz memória do Senhor vosso pai e da ilustre Casa Sforza.

E se qualquer uma das coisas acima mencionadas parecer impossível ou impraticável a alguém, ofereço-me prontamente para experimentá-las no seu parque ou em qualquer outro lugar que agrade a Vossa Excelência, à qual me recomendo com toda a humildade possível.

Leonardo da Vinci

Essa carta ilustra a genialidade e a versatilidade de Leonardo da Vinci, destacando suas habilidades em engenharia militar, arquitetura, escultura e pintura.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comments
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários