Uma das formas de conseguir um ‘Green Card’ nos Estados Unidos é por meio do Programa de Investidores Imigrantes EB-5. Este visto permite que estrangeiros obtenham uma residência permanente ao fazer um investimento significativo em negócios americanos que criam investimentos.
O processo exige que o investidor faça um aporte mínimo de 1,05 milhão de dólares em um empreendimento nos EUA, ou 800 mil dólares se o investimento for realizado em uma área rural ou de alto emprego, conhecida como Targeted Employment Area (TEA). Além do valor investido, o empreendimento deve criar ou manter pelo menos 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.
O visto EB-5 oferece um caminho direto para o ‘Green Card’ tanto para o investidor quanto para seus familiares (filhos e solteiros menores de 21 anos), desde que cumpram todos os requisitos. No entanto, é um processo detalhado, que envolve a comprovação da origem lícita do capital e a criação dos empregos prometidos.
Os investidores interessados neste tipo de visto devem planejar cuidadosamente seus investimentos e contar com o auxílio de advogados especializados em imigração e consultores financeiros, para garantir que todos os requisitos legais sejam atendidos e evitar riscos ao longo do processo.
Este tipo de visto é atraente para quem deseja residir e trabalhar nos EUA, ao mesmo tempo que contribui para a economia local, mas o processo pode demorar alguns anos até que o ‘Green Card’ seja concedido de forma definitiva.