Os mercados internacionais apresentam movimentos mistos na manhã desta quarta-feira, 14. As bolsas europeias estão em alta, impulsionadas por dados favoráveis da inflação no Reino Unido e por um balanço positivo do banco suíço UBS. Nos Estados Unidos, o clima é de cautela antes da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), levando os índices futuros a recuarem. Na Ásia, as bolsas encerraram o dia sem uma direção clara, também aguardando os dados dos EUA.
CPI dos EUA
As atenções do mercado estão voltadas para a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos, prevista para as 9h30. De acordo com o consenso da LSEG, espera-se que a inflação de julho registre uma alta de 0,2% em relação a junho, que teve um aumento de 0,1%, e que mostre um avanço anual de 3%, indicando estabilidade.
Este dado é divulgado um dia após o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de julho, que ficou abaixo das expectativas. O PPI registrou um aumento mensal de 0,1% em julho, após uma alta de 0,2% em junho, conforme o Departamento do Trabalho dos EUA. Em comparação com julho de 2023, o índice desacelerou para 2,2%, após ter alcançado 2,7% em junho.
O consenso da LSEG projetava uma alta mensal de 0,2% e um aumento de 2,3% no acumulado de 12 meses. A inflação mais fraca nos EUA pode reforçar as expectativas de um corte de 50 pontos-base na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).
Temporada de balanços
No contexto da temporada de balanços, os investidores estão atentos aos resultados do BTG Pactual (que faz parte do mesmo grupo controlador da EXAME). O banco reportou um aumento de 15% em seu lucro no segundo trimestre em comparação ao mesmo período de 2023, alcançando R$ 2,9 bilhões, em linha com as expectativas do mercado. O bom desempenho foi novamente impulsionado pela performance das suas franquias de clientes, mantendo uma sequência de resultados positivos que se estende desde 2016.
Além disso, após o fechamento do mercado, várias empresas, incluindo Banco BMG (BMGB4), BRF (BRFS3), Cosan (CSAN3), Dasa (DASA3), Equatorial (EQTL3), Gol (GOLL4), IRB Brasil (IRBR3), Marisa (AMAR3), Marfrig (MRFG3), Orizon (ORVR3), Petz (PETZ3), Rede D’or (RDOR3), Rumo (RAIL3) e SLC Agrícola (SLCE3), divulgarão seus resultados do segundo trimestre de 2024.
Dados do varejo no Brasil
No Brasil, os investidores aguardam a divulgação dos resultados do varejo restrito e ampliado, programada para as 9h. Na véspera, o IBGE informou que o volume de serviços no Brasil cresceu 1,7% em junho em relação a maio, após uma queda de 0,4% no mês anterior. Esse foi o maior crescimento desde dezembro de 2022, quando o setor avançou 2,7%.
Inflação no Reino Unido e PIB da zona do euro
O mercado também analisa o CPI do Reino Unido, divulgado mais cedo pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). A inflação no país acelerou para 2,2% em julho, ficando ligeiramente abaixo das expectativas, o que pressionou a libra e aumentou as chances de que o Banco da Inglaterra (BoE) reduza novamente os juros nos próximos meses, após o corte inicial de 25 pontos-base ocorrido quase duas semanas atrás.
Além disso, foi confirmado que o PIB da zona do euro cresceu 0,3% no segundo trimestre de 2024 em relação ao trimestre anterior. No entanto, a produção industrial do bloco decepcionou os investidores com uma inesperada queda na produção em junho.